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Editorial Julho – 2019

Prestando contas aos associados

Parece que foi ontem quando assumi a Presidência de nosso fantástico Tropical. Quando faço uma reflexão, penso que os acertos foram maiores que os erros. Toda a administração do clube passou por um difícil processo de redirecionamento, onde as ações implementadas foram alicerçadas por todos os colegas de Diretoria. Gerir o clube no período de 2015/2019 foi difícil, principalmente devido a grave crise econômica de nosso país. Felizmente, os indicadores finais sinalizam favoravelmente, sendo facilmente percebido o incremento da frequência de nosso clube. Quando o acesso por biometria foi implantado em nosso clube, no último ano da Gestão 2007/2011, a frequência mensal era de 9.599 sócios mês.

Passados todos estes anos, o clube teve uma redução em seus quadros de aproximadamente 150 sócios proprietários em nossa Gestão. Embora com estes indicadores preocupantes, felizmente a frequência saltou para uma média de 14.365 sócios mês. Manter o espírito vencedor de todas as equipes de competição iniciado na gestão do Presidente Carlos Roberto atrelado a melhoria de toda a infraestrutura do clube em nossa gestão possivelmente contribuíram para esta evolução (vide quadro demonstrativo). Ademais, conseguimos quadruplicar no primeiro biênio o aporte recebido pela Lei Estadual de Incentivo, iniciada no ano anterior. No segundo biênio, ainda que com dificuldades, conseguimos manter os investimentos duplicados em relação ao ano de implantação desta importante ação no clube.

    Gestão                   Frequência

2010/2011                9.599 média mês

2011/2015              11.505 média mês

2015/2019              14.365 média mês

Neste momento, parece ser oportuno mostrar todo o trabalho desenvolvido nos dois biênios:

1 – OBRAS E SERVIÇOS RELEVANTES EXECUTADOS NO EXERCÍCIO DE 2015/2017

  1. Construção de muros para fechamento ao longo de toda a propriedade do clube;
  2. Construção de mais um campo de futebol society;
  3. Construção de mais duas quadras de tênis;
  4. Ar condicionado da sala de jogos / sinuca. O sistema previamente existente no local possuía 27 anos de uso, era ineficiente, obsoleto e que demandava constante reforma e um alto consumo de energia;
  5. Substituição da TV de 40 polegadas do scotch bar por uma TV de 60 polegadas;
  6. Revitalização do som da boate, que permitiu efetivamente o seu funcionamento;
  7. Adequação do gradil do scotch bar, da lanchonete e do salão de festas as exigências do corpo de bombeiros;
  8. Placar eletrônico na quadra poliesportiva coberta;
  9. Construção do paredão de aquecimento do tênis;

Terminado o primeiro mandato, o Presidente Aziz, que tinha um dos melhores indicadores em gestões anteriores no clube, assumiu o setor administrativo. Paralelamente, Tetê Campos assumiu o Departamento Jurídico, sendo importante destacar o seu importante papel na reordenação deste setor no clube. Assim, no ano de comemoração dos 30 anos do clube, ousamos fazer um Réveillon em diferente modelo, evidentemente tentando agradar a maioria dos associados e principalmente criando um ambiente inovador para que nossos jovens tivessem uma opção para ficar em nossa cidade evitando as perigosas estradas. Cabe aqui ressaltar a ousadia e empreendedorismo do Alexandro Monteiro. Embora com o sucesso financeiro e o glamour das duas últimas passagens de ano, entendemos que a partir deste momento existem situações que vão permitir aos futuros gestores pensar em um novo formato, tentando evidentemente diminuir eventuais falhas e aprimorar as situações exitosas. Parece oportuno salientar, que a ausência de déficit dos dois últimos réveillons associado a uma gestão extremamente enxuta, onde tudo foi efetuado com mão de obra e administração próprias (inclusive projetos), nos permitiu fazer, no segundo mandato, importantes melhorias em nosso clube:

 2 – OBRAS E SERVIÇOS RELEVANTES EXECUTADOS NO EXERCÍCIO DE 2017/2019

  1. Construção de passeios ao longo de toda a propriedade do clube com o arruamento confrontante, obra importante e que valorizou sobremaneira os serviços de fechamento da propriedade;
  2. Construção de vestiário masculino, com instalações completas para atendimento dos usuários da piscina aquecida e quadras de tênis, anteriormente atendidos de modo precário em instalações exíguas;
  3. Construção de novas dependências para vestiários e sauna femininos, também com instalações completas para atendimento direto das usuárias da piscina aquecida, antes nas mesmas condições do setor masculino;
  4. Construção de novas dependências para a Gerência de Esportes;
  5. Construção de depósito para materiais e equipamentos de tênis e natação, ambos abrigados e com espaços próprios e independentes;
  6. Reforma completa da antiga sauna feminina, atualmente agregada à sauna masculina, com a reconstrução dos pisos, dos revestimentos internos e forros dos salões de vapor e duchas, polimento e impermeabilização de divisórias e bancadas em mármore, separação completa das instalações sanitárias, aumento do número de chuveiros, substituição de esquadrias e aumento das áreas para iluminação e ventilação direta, melhoria no sistema de esgotamento sanitário, substituição de metais e pintura geral das instalações. O conjunto dessas reformas duplicou a capacidade de atendimento da sauna masculina, demanda importante e plenamente atendida para um público superior a 1.000 usuários/mês;
  7. Execução de reforço estrutural na laje do salão de atendimento para os vestiários sob a lanchonete, obra extremamente importante para manutenção da integridade estrutural do local. A ferragem da laje encontrava-se exposta e bastante deteriorada, em virtude de infiltrações de longa data por problemas nas instalações sanitárias da lanchonete e por penetração de água de chuvas no espaço superior;
  8. Revitalização das instalações do parquinho infantil. Essa obra constituiu-se basicamente da substituição total da grama sintética existente, substituição de todos os atuais brinquedos e aumento da área coberta que serve de abrigo para as nossas crianças, mães e cuidadoras;
  9. Ar condicionado da boate. Obra com investimentos de em uma área onde o sistema existente no local possuía 31 anos de uso, era ineficiente, possuía equipamentos obsoletos que demandam constantes reformas e um alto consumo de energia;
  10. Ar condicionado da academia exclusiva. Obra com investimentos em área altamente frequentada e que era antiga reivindicação dos associados;
  11. Quadra Multiuso, adequada para maior conforto e beleza do espaço atendendo a atletas do futsal, vôlei, basquete e tênis;
  12. Revestimento da piscina aquecida em pastilhamento com função estética e possivelmente diminuição de manutenção no local;
  13. Passeio de acesso aos vestiários da piscina aquecida e quadras de tênis;
  14. Passeio de acessibilidade ao salão de festa e boate;
  15. Reposição 150 poltronas;
  16. Novo coletor solar para a piscina aquecida;
  17. Sistema anti-corrosão para a piscina aquecida.
  18. Aquisição de nova tenda agora anti-chama do Scotch Bar.
  19. Ampliação da arquibancada da quadra central Ubirajara Tupinambás.

Como pode ser observado, atuamos efetivamente em todas as áreas do Clube. Neste sentido, não menos importante foi a aquisição total das cotas remanescentes da Incorporadora INCA além da alteração no Estatuto, visando garantir transparência nos futuros pleitos eleitorais além de impedir reeleições indiscriminadas.

Nada melhor na vida para um ser humano que agradecer, e, neste momento, agradeço a todos os colaboradores do Conselho Deliberativo. Agradeço a toda equipe de funcionários do Tropical, pela dedicação e amor ao trabalho. Agradecemos a confiança dos grandes empreendedores deste clube magnífico, que SEMPRE deverão merecer o aplauso e reconhecimento de todos! Agradeço também os colegas Diretores, onde nos quase dois anos de convívio foi possível aprender com estes brilhantes companheiros que sabidamente gozam de alto conceito em nossa comunidade. Agradeço em especial a harmonia e serenidade do Dr. Denilson, a perspicácia e visão empreendedora do Cássio Machado e a dedicação, determinação e capacidade de trabalho do Sérgio de Castro. Vocês são “TOP”!  Um especial agradecimento as nossas famílias, alicerce sagrado que nos renova diariamente! Claro que também não poderia deixar de agradecer ao incentivo e motivação de todos os SÓCIOS que mesmo em momentos difíceis sobre questões do clube, foram extremamente educados, compreensivos e motivadores. Alguns poucos sócios, menos elegantes, também passaram por nós. Tomara a Deus que um dia possam ter a oportunidade de demonstrar o talento ainda oculto aqui no clube.

Na oportunidade desejamos aos novos Diretores, que foram eleitos com maioria expressiva, todo o sucesso na próxima gestão! Nossa Diretoria ficou muito feliz por ser substituída por pessoas tão qualificadas e especiais! Galera, vamos deixar esta turma jovem capitaneada por um experiente Timoneiro, desenvolver as suas habilidades em prol do clube. Democracia não é e nunca foi ditar o que os gestores deverão fazer. Democracia sim é aceitar a vontade da maioria. No final do mandato, todos com certeza terão novamente garantidos o direito de participar e definir os destinos do clube.

Importante:

O “caixa” atual do clube possui um bom valor disponível como habitualmente pode ser observado no demonstrativo financeiro, além de um Fundo de Reserva, sugerido pelo Conselho Fiscal, muito importante para dificuldades inesperadas.  Recebemos um clube organizado e saneado financeiramente e felizmente, estamos entregando em melhores condições ainda. Valeu a pena!!!!!

Que o nosso Tropical continue sendo o local preferido de saúde, lazer e entretenimento de nossas famílias.

Um grande abraço a todos!!! Que Deus nos abençoe!!!!